09/05/2015 às 16h54
Desempenho positivo

JP é um dos 10 destinos mais procurados do Brasil no Dia das Mães

Neste fim de semana especial, por causa do Dia das Mães, mesmo não tendo um feriado prolongado, a cidade de João Pessoa aparece em pesquisa realizada pela agência ViajaNet, como um dos 10 destinos mais procurados do Brasil.  Os dados são confirmados pela Associação Brasileira dos Hotéis (ABIH-PB), que revela uma taxa de ocupação entre 78% e 95%, considerada excelente, especialmente em períodos de retração econômica.
Ano a ano, o número de pessoas de outras localidades que vêm para o Carnaval de João Pessoa tem aumentado significativamente. Isso representa aumento no consumo de produtos e serviços em toda cadeia turística, profissionalizando o setor que tem faturado alto.

O prefeito Lucano Cartaxo (PT) afirma que não basta divulgar as belezas naturais da cidade. “Por isso, a Prefeitura tem destinado recursos para construção, reforma e construção de praças em toda a Capital, com especial atenção àquelas localizadas no Centro da cidade, como a Praça João Pessoa, recém-entregue à população, e a Praça da Independência, que está sendo revitalizada”, explicou.

Para ele é importante que estes espaços públicos sejam valorizados, especialmente por conta das temperaturas elevadas na cidade.

“Em cidades quentes como João Pessoa, as praças são locais de convivência, onde as famílias se reúnem com vizinhos e amigos, e esse cenário acolhedor também contribui para que o turista se sinta à vontade aqui”, justifica o prefeito.

Centro Histórico – A revitalização do Centro Histórico tem acontecido com reforma da Praça da Pedra, Centro Cultural e Parque Casa da Pólvora tem chamado a atenção, especialmente de turistas que visitam a cidade.

“Está lindo”, diz a dona de casa Lenilda Vieira dos Santos, carioca que já está em sua quarta viagem à cidade. “Dá vontade de vir morar aqui nessa cidade histórica, tranquila e linda”, completou.

Camilo Luiz dos Santos é paraibano e mora no Rio de Janeiro há 40 anos. Ele conta que nos últimos anos, sempre que vem a João Pessoa e percebe mudanças para melhor no cuidado com a cidade. Ele disse que chega a se emocionar quando vai ao Centro Histórico. “A Praça João Pessoa está do mesmo jeito de quando eu era criança e vinha brincar aqui com meus pais. Lá no Rio, eu moro no cruzamento de três praças, mas nada se compara a esta”, afirmou.

“Este é um projeto que pensa a cidade como um todo para os próximos 20 anos. Estamos com dezenas de obras que beneficiarão os paraibanos atuais e das próximas gerações”, disse o prefeito, lembrando ainda da maior intervenção já realizada no Parque Solon de Lucena, um dos cartões-postais do município. “Além das praias, todos aqueles que desejam conhecer João Pessoa já viram a Lagoa em alguma fotografia, mas se decepcionavam quando chegavam aqui. A partir da intervenção que estamos fazendo, a maior dos últimos 100 anos, a Lagoa recuperará seu lugar de destaque como atrativo turístico da cidade”, prevê Cartaxo.

O secretário de Turismo de João Pessoa, Bruno Farias, ressalta que a gestão do setor turístico da cidade vai muito além das obras físicas. “Todo o trabalho é articulado com várias secretarias, no sentido de garantir que as pessoas visitem o Centro da cidade e apreciem o que estamos fazendo”, disse, usando como exemplo os eventos culturais, alguns com padrão internacional, que são um atrativo a mais para os turistas.

Divulgação internacional – Em setembro do ano passado, Bruno Farias participou de um evento especial, que reuniu cerca de 40 mil agentes de viagens de vários países do mundo, durante a 42ª edição da Abav – Expo Internacional de Turismo. Durante quatro dias, uma equipe comandada pelo secretário de Turismo transformou a Capital paraibana no assunto mais comentado da feira. “Foi uma oportunidade ímpar de apresentar João Pessoa como roteiro turístico com padrão internacional e estabelecer uma relação direta com os profissionais da área”, lembra Bruno Farias, completando que parte da visibilidade que a cidade está tendo é fruto desse trabalho.

Comentários

Recomendado para você