Prefeitura de JP acolhe cerca de 150 famílias desabrigadas

0
3

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) está acolhendo cerca de 150 famílias desabrigadas das últimas chuvas caídas em João Pessoa. Toda equipe ligada ao Social se encontra em vigilância através de plantões permanentes, levando alimentos, agasalhos e remédios às famílias que foram transferidas de suas moradias para alojamentos improvisados nas unidades municipais, desde o início desta semana.

A Sedes faz parte da Ação de Mobilização organizada pela Prefeitura Municipal de João Pessoa para socorrer as famílias que vivem em áreas de risco na Capital. A gestão de risco está sendo realizada em vários pontos da cidade e envolve, entre outras secretarias, a Defesa Civil, que age diretamente junto à equipe social.

Atualmente tem 43 famílias alojadas no Ginásio da Escola Nazinha Barbosa, no Bairro São José; duas na associação comunitária do Engenho Velho; duas no Centro de Referência da Assistência Social (Cras), do Alto do Mateus.

Cinquenta famílias ribeirinhas da comunidade Tito Silva (Miramar) foram socorridas no final da semana passada, com a alta do volume d’água do rio Jaguaribe. Elas foram atendidas em caráter de emergência, mas já retornaram para suas casas. Mesmo assim continuam recebendo Assistência da Sedes.

Valéria Kiara dos Santos, diretora de Organização Comunitária e Participação Popular (Dipop), disse que uma equipe de dez assistentes sociais do Projeto do Trabalho Técnico Social (PTTS), está realizando visitas permanentes nas áreas consideradas vulneráveis.

“Elas fazem os diagnósticos da situação, são expostos em relatórios e encaminhados para os atendimentos mais urgentes. Dependendo da situação, as famílias são encaminhadas para receber os benefícios eventuais”, destacou.

A Sedes trabalha com um caminhão e uma equipe plantonista diária. Estão sendo entregues, diariamente, quentinhas nos alojamentos com alimentos produzidos pelas cozinhas comunitárias. As famílias que retornam para casa recebem cestas básicas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor preencha seu nome