01/06/2015 às 08h22 • atualizado em 01/06/2015 às 06h23
Paraibano ilustre

Câmara realiza sessão solene em homenagem a Epitácio Pessoa

No próximo dia 8 a Câmara Federal homenageará o ex-presidente brasileiro Epitácio Pessoa por seus 150 anos de nascimento. A sessão solene acontecerá em Brasília, no Plenário Ulysses Guimarães, às 10h.

“Ele merece todas as homenagens pelo homem público que foi. Um paraibano ilustre, que encheu de orgulho a sua terra ocupando cargos muito importantes, chegando a ser presidente da República”, disse o deputado federal paraibano Wilson Filho, autor da propositura da sessão solene.

Epitácio Lindolfo da Silva Pessoa foi político e jurista. Ocupou os cargos de presidente do Brasil, deputado federal em duas oportunidades, ministro da Justiça, do Supremo Tribunal Federal, procurador-geral da República, senador três vezes, chefe da delegação brasileira junto à Conferência de Versalhes e juiz da então Corte Internacional de Haia.

Ele nasceu em Umbuzeiro, 23 de maio de 1865 e os pais morreram de varíola quando tinha sete anos de idade. Foi educado pelo tio, Henrique de Lucena, então governador de Pernambuco. Epitácio Pessoa se formou advogado.

Além de Wilson Filho, subscrevem a realização da sessão os deputados federais, Efraim Filho (DEM) e Romulo Gouveia (PSD).

Comentários