Paraíba Notícia

Paraíba Notícia 03-08-12

 

Paraíba Notícia 03-08-12

Família Cunha Lima celebra missas nesta segunda pelo 30º de morte de Ronaldo
A família do ex-governador Ronaldo Cunha Lima informa à comunidade paraibana que as missas de 30º dia da morte do Poeta serão realizadas nesta segunda, 6, em João Pessoa e na terça, 7, em Campina Grande.
Em João Pessoa, a missa ocorrerá a partir das 18h00, na Comunidade Maná, situada à rua Orlando Soares de Oliveira, 299 em Miramar, com acesso na Av. Ruy Carneiro, atrás da Subestação da Energisa.


Em Campina Grande, a missa de 30º dia em memória de Ronaldo Cunha Lima será realizada, também às 18h00 na Igreja do Carmo, localizada à rua José Bonifácio, centro.

 

 

Lotéricas não aceitarão pagamento de contas neste sábado
Pelo segundo sábado seguido, as casas lotéricas não aceitarão o pagamento de contas. Os estabelecimentos farão uma paralisação nacional neste sábado, em protesto contra os problemas no sistema tecnológico da Caixa Econômica Federal, que processa as contas e os boletos bancários.
A mobilização não afetará as apostas de loterias, que continuarão a ser registradas normalmente. Nesta semana, as casas lotéricas também não fizeram a abertura de contas correntes e de poupança da Caixa Econômica para a população de baixa renda.
De acordo com a Federação Brasileira de Empresas Lotéricas, a paralisação tem como objetivo fazer com que a Caixa Econômica atualize o sistema de serviços bancários nas casas lotéricas. Segundo a entidade, o sistema está em funcionamento há seis anos e enfrenta instabilidade, principalmente no início de cada mês, quando se concentram os pagamentos de contas e boletos.
A paralisação foi decidida em assembleia dos sindicatos estaduais em 11 de julho. Na próxima semana, haverá novo encontro para avaliar a adesão e decidir se o movimento continuará. Durante a mobilização, os clientes poderão fazer as operações de pagamento em qualquer caixa eletrônico.

 

MENSALÃO DO PT: Marcos Valério despachava dinheiro do mensalão em carro-forte, diz procurador
Apontado como o braço operacional do esquema do mensalão, o empresário Marcos Valério Fernandes de Souza era “presença frequente” em reuniões do PT e chegou a utilizar carros-fortes para movimentar os recursos que abasteceram o projeto de compra de parlamentares. As informações constam da acusação apresentada nesta sexta-feira pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel, durante o julgamento da ação penal do mensalão no Supremo Tribunal Federal (STF).
“José Dirceu foi o mentor do esquema e Marcos Valério foi seu principal operador”, disse o procurador-geral. Valério, que responde no STF pelos crimes de formação de quadrilha, corrupção ativa, peculato, lavagem de dinheiro e evasão de divisas, passou, na versão do Ministério Público, de mero financiador a personagem influente na política, com carta branca para negociar a formação da base aliada do governo.


De acordo com Roberto Gurgel, os recursos movimentados por Valério e por instituições financeiras, como o Banco Rural, chegaram a impor a contratação de policiais para a escolta dos malotes destinados à propina. “Alguns dos saques feitos pela quadrilha impuseram que policiais e carros-fortes fossem contratados, tamanho o volume de recursos”, relatou.
“Convenhamos, fossem lícitas essas operações, por que fazê-las ao largo do nosso sistema financeira, do nosso sistema bancário?”, questionou o procurador.

 

 

Irmão de integrante do Falamansa mata a mãe em SP, diz polícia
A mãe do percussionista André Canônico, conhecido como Dézinho, da banda de forró Falamansa, foi morta na tarde desta sexta-feira, no Jardim São Luiz (zona sul de São Paulo). Segundo a polícia, Mauro Canônico, 37, irmão do percussionista, foi preso em flagrante sob suspeita de ter cometido o crime.
Segundo o sargento Nelson José de Brito, do 1º Batalhão, o suspeito sofria de distúrbios mentais e teria cometido o crime porque deixou de tomar um dos remédios controlados que precisa.
A polícia informou que, ao chegar no local, por volta das 14h, o pai do suspeito já estava na casa onde ocorreu o crime, mas não quis falar sobre o assunto. Segundo o sargento Brito, ele estava "transtornado".
A PM afirma que o suspeito confessou o crime, que ocorreu no condomínio Riviera Paulista, na região da represa de Guarapiranga.
O sargento Brito disse ainda que o corpo de Ana Canônic, 60, tinha um ferimento no pescoço que pode ter sido causado por um objeto pontiagudo.
A polícia afirmou que a casa foi isolada para o trabalho da perícia da Polícia Científica.
O caso foi registrado na central de flagrantes do 101º DP (Jardim das Imbuias).
A assessoria de imprensa da banda informou à Folha que o suspeito fazia tratamento, pois sofre de esquizofrenia. A assessoria ainda disse ter recebido a informação de que a mulher fraturou o pescoço ao tentar segurar o filho.
Um dos assessores da banda não soube informar se o suspeito já tinha agredido a vítima anteriormente. Ele disse que, entre os componentes da banda, apenas o Dézinho foi ao DP acompanhar o depoimento.
A assessoria informou ainda que poderá emitir uma nota oficial após o depoimento do suspeito, se a família e os amigos da vítima tiverem condições emocionais para falar sobre o caso.

 

Juristas católicos pedem que Senado não legalize aborto e eutanásia
Na tentativa de evitar a legalização do aborto e da eutanásia pelo Senado, um grupo de juristas católicos se reuniu nesta sexta-feira com senador José Sarney (PMDB-AP) para medir mudanças no anteprojeto do Código Penal que tramita na Casa.
'Não teve assunto tabu', diz relator da reforma do Código Penal. Governo faz críticas à proposta de reforma do Código Penal
Elaborado por uma comissão de juristas, o anteprojeto autoriza o aborto até a 12ª semana de gestação e descriminaliza a eutanásia em casos de "laços de afeição" com o doente.
O jurista Ives Gandra Martins, presidente da União de Juristas Católicos de São Paulo, disse que o grupo discorda das mudanças. "Viemos falar da nossa posição contrária ao aborto", afirmou.
O grupo também é contra a descriminalização do plantio e porte da maconha, como previsto na reforma do Código Penal elaborada pelo grupo de juristas. Hoje, o consumo da droga não é crime. Pelo anteprojeto, fica legalizada a compra, plantio, guardar ou portar qualquer tipo de droga para consumo próprio --desde que o consumo não ocorra próximo a crianças.
Gandra disse que a Holanda, país que permite o consumo da maconha em lugares específicos e legalizou a eutanásia, já admite voltar atrás em suas posições. "Gostaríamos que o Senado refletisse sobre isso", disse.
A reforma do Código Penal começa a tramitar na semana que vem pela comissão especial do Senado que vai examinar o anteprojeto elaborado pelos juristas durante sete meses. Depois de passar pela comissão, segue para a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) e para o plenário da Casa.
O anteprojeto reduz os 1.757 tipos penais (crimes e contravenções penais, punidas com penas menores) atuais para cerca de 500. Vários crimes foram extintos, como o de "falso casamento" ou o de bigamia e outros foram absorvidos. Praticamente toda a chamada legislação extravagante --leis fora do Código Penal que estabeleciam crimes-- foi trazida para o texto.
O presidente da comissão e ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça) Gilson Dipp afirmou que a proposta final é "moderna e de qualidade" e elogiou o fato de o processo ter sido acompanhado pela imprensa e pela população, que pôde se manifestar sobre as mudanças.

 

Suspeito de tráfico é preso com colete e crachá da 'Globo'
A Polícia Militar do Rio de Janeiro prendeu nesta sexta-feira um homem com um casaco que estampava a logomarca TV Globo, durante uma ação no morro da Cotia. O suposto traficante portava, ainda, um cartão de estacionamento da emissora, além de uma réplica de pistola, 1 kg de cocaína, maconha e material para endolação.
O suspeito foi encaminhado para a 25ª Delegacia de Polícia da capital fluminense para prestar esclarecimentos. A PM ainda não sabe informar a procedência do material apreendido, nem como o detido teve acesso ao material da emissora de televisão.


PMJP entrega quadra poliesportiva da Escola Hugo Moura nesta sexta
No mês de aniversário da cidade de João Pessoa, a Prefeitura Municipal vai entregar à população mais quatro escolas reformadas e ampliadas – e todas com novas quadras poliesportivas. A primeira unidade entregue será a Escola Municipal Hugo Moura, no Bairro Padre Zé, nesta sexta-feira (3), às 9h, que teve investimento de mais de R$b 600 mil. De acordo com dados da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), 12 escolas estão em obras de reestruturação e seis foram concluídas.
Na Escola Hugo Moura, localizada na, as mudanças na infraestrutura ficaram por conta da construção da quadra coberta. A partir de agora, os estudantes vão poder utilizar o espaço para a prática de esportes com total segurança.
Horário: 9h
Local: Rua Fagundes Varela, 113, Padre Zé
Assessor de imprensa: Silvana Cibele (assessora do prefeito) 8650.6762

 

 

Governador apresenta pacote de obras para comemorar o aniversário de 427 anos de  João Pessoa
Em solenidade realizada ontem pela manhã, no Teatro Santa Roza literalmente lotado por convidados,  o governador Ricardo Coutinho anunciou um pacote de obras e ações do governo com investimentos que ultrapassam a soma de Hum bilhão de reais como presente de aniversário aos 427 anos de fundação da cidade de João Pessoa.
O Centro de Convenções, o Centro de Artesanato de Tambaú, adutoras, sistema de tratamento e distribuição de água e esgotamento sanitário, duplicação da Avenida Cruz das Armas, reformas do Espaço Cultural, Teatro Santa Roza, Estádio Almeidão e do antigo Dede e a construção de mais de 2 mil moradias,  integram um pacote de obras anunciado ontem pelo governador Ricardo Coutinho, com investimentos que somam mais de R$ 1 bilhão.


 
Governador Ricardo diz que não teme CPI para investigar a Cagepa

O governador Ricardo Coutinho afirmou ontem que o seu governo não tem medo de CPI nem de transparência.
Esta foi a reação do governador ao comentar o anúncio da  instalação  de uma Comissão Parlamentar de Inquérito anunciada pela bancada de oposição na Assembleia Legislativa para investigar contratos, a gestão, pedidos de empréstimos e nomeações de apadrinhados políticos nos últimos 17 anos.
Para o governador Ricardo Coutinho, a CPI é mais um jogo político  armado pela oposição que certamente não atingirá o seu governo.



Governador convoca  oposição a desarmar os espíritos e pensar no povo e no desenvolvimento da Paraíba
- Não dá para brincar com coisas sérias. Todos precisam assumir suas responsabilidades. Não dá para ficar puxando a corda eternamente.
A afirmação foi feita ontem pelo governador Ricardo Coutinho num apelo aos deputados da oposição para aprovarem os pedidos de autorização de empréstimos que estão tramitando na Assembleia Legislativa, entre eles,  o do BNDES, disponibilizado pelo governo federal no valor de quase 700 milhões de reais.

 

Dezesseis candidatos a prefeito do Estado têm suas candidaturas indeferidas pela Justiça Eleitoral
As estatísticas das eleições 2012 na Paraíba revelam que 16 candidatos a prefeito tiveram os registros indeferidos pela Justiça Eleitoral.
Todos os que foram impugnados  devem recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral.
Até o julgamento dos recursos, eles poderão efetuar todos os atos relativos à campanha eleitoral, inclusive utilizar o guia eleitoral no rádio e na tv e ter seu nome mantido na urna eletrônico.
Os candidatos que estão sub judice são Carlos Marques Dunga Junior (Alcantil), Joventino de Tião (Barra de Santana), Jeová Pinto da Silva (Barra de São Miguel), Rodrigo Alves de Lima (Bayeux), Venilton Holanda e Sabino Dias de Almeida (Bonito de Santa Fé), Daniela Ribeiro e Sizenando Leal (Campina Grande), Sérgio Romero (Gurinhém), Renan Palmeira (João Pessoa), Frederico Antônio e Paula Fracinette de Oliveira (Juazeirinho), Melquíades João do Nascimento (Mulungu), Polyana Feitosa (Pombal), Luiz Conzaga (Serra da Raiz) e Glória Geane (Uiraúna).
Três candidatos apresentaram pedido de renúncia: Fernando Maia (Rio Tinto), Zé Paulo (Santa Rita) e João Clemente (Sapé).
De acordo com a Lei das Eleições, a validade dos votos dados a candidato cujo registro esteja pendente de decisão, assim como o seu cômputo para o respectivo partido ou coligação, ficará condicionada ao deferimento do registro.



Secretário Cláudio Lima afirma que mudanças feitas na pasta foram questões técnicas
Ao comentar as exonerações do Secretário Executivo da Segurança Pública, José Silvany e outros ocupantes de cargos na estrutura da Polícia Civil, cujos atos foram publicados no Diário Oficial de ontem, o Secretário Claudio Lima disse que as mudanças foram por caráter extremamente técnica, serviu para atender a demanda da população.
A gestão do governador Ricardo Coutinho é focada em resultados e ninguém tem cargo garantido, somente o governador por 4 anos”, afirmou o secretário Cláudio Lima.

 

 

CUT -PB se reúne com deputados para discutir empréstimo da Cagepa
Representantes da Central Única dos Trabalhadores na Paraíba (CUT-PB) se reúnem com deputados paraibanos na próxima segunda-feira (dia 06) para discutir a votação do empréstimo para a Cagepa.
A reunião está prevista para acontecer a partir das 13h00, na Assembleia Legislativa.
O Secretário de  Administração da CUT, Marcos Henriques Silva,  informou que a CUT quer travar um diálogo com os deputados para expor os motivos pelos quais os trabalhadores são favoráveis a aprovação do empréstimo.
Segundo o sindicalista, a CUT e os trabalhadores acreditam no bom censo dos deputados, apesar de entender suas razões.
O representante da CUT-Paraíba advoga que é preciso zelar pela CAGEPA, pois o capital privado observa e aguarda o momento de tomar  a Empresa da sociedade paraibana. Acrescenta Marcos Henriques que  a Cagepa é estratégica para o desenvolvimento do Estado da Paraíba e se depender dos trabalhadores e do movimento sindical, jamais a Cagepa será privatizada.
A CUT defende o empréstimo da Cagepa, assim como também o Stipdase -Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Purificação da Água e em Serviços de Esgotos da Paraíba) e STIUPB - Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas da Paraíba, destacou Marcos Henriques.



Prefeitura de João Pessoa realiza evento para incentivar o aleitamento materno

A Secretaria de Saúde aqui de João Pessoa está anunciando diversas ações no Instituto Cândida Vargas , em comemoração pela Semana Mundial do Aleitamento Materno.
A programação começa hoje às 10h, com uma missa na capela do hospital, quando também serão lembrados os 67 anos de prestação de serviços da instituição à comunidade.
 Como forma de promover a amamentação, a Semana Mundial ocorre simultaneamente em 120 países, no período de 1º a 7 de agosto.
Este ano, a campanha segue o lema “Compreendendo o passado e planejando o futuro”, e conta com a participação do Ministério da Saúde, que divulga a  mensagem segundo a qual “amamentar hoje é pensar no futuro”.
 O banco de leite Dra. Zilda Arns, do Instituto Cândida Vargas, foi criado em 2000 e recebeu uma nova estrutura para acolhimento, em março 2010.


Hospital de Emergência e Trauma é contemplado no pacote de obras de João Pessoa

A construção do setor de acolhimento aos familiares do Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena foi um dos destaques na área de saúde no pacote de obras anunciado pelo governador Ricardo Coutinho ontem, em comemoração aos 427 anos de João Pessoa.
O setor de acolhimento aos familiares do Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena será um anexo climatizado que vai ser construído na parte superior da unidade de saúde, e contará com 48 lugares, banheiros, bebedouros, sala de ouvidoria e estacionamentos para macas e cadeiras de rodas.
A previsão de investimentos é da ordem de R$ 1 milhão, informou o Secretário de Saúde  Waldson Souza.



Moradores de Mangabeira aprovam ação do projeto ‘Meu bairro é limpeza’

 O mutirão de limpeza e educação ambiental realizado pela Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) nas ruas de Mangabeira está despertando nos moradores a conscientização sobre a importância do descarte correto do lixo para o meio ambiente.
Durante toda esta semana, o projeto “Meu Bairro é Limpeza”, que está sendo desenvolvido na localidade, vem recolhendo o lixo e colocando o assunto na mente dos cidadãos  de Mangabeira
 A ideia do projeto é oferecer, numa única semana, a maior parte dos serviços realizados pelo órgão, como varrição, capinação, roço e coleta, aliados às ações de educação ambiental. Para isso, o mascote da Emlur, Limpinho da Silva, foi convocado para ensinar noções sobre o descarte responsável à população e distribuir uma cartilha com orientações de como separar melhor o lixo produzido em casa.



Governador Ricardo assina amanhã ordem de serviço para construção de ponte em Patos

O governador Ricardo assina amanhã  a ordem de serviço para construção da ponte sobre o Rio da Cruz, mais conhecida como Ponte do Jatobá, de acesso a Patos, no sentido de Teixeira. A obra é uma reivindicação antiga da população de Patos e de toda a região polarizada pelo município.
Por intermédio do Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba (DER), o Governo do Estado vai investir R$ 3.834.325,02.
A ponte terá 128 metros de extensão e será construída dentro dos modernos padrões de engenharia, visando, principalmente, maior segurança para os milhares de usuários.



MP-PB ajuiza ação para interditar área de produção de hortifrutigranjeiros

A Promotoria de Defesa do Consumidor de Campina Grande, impetrou uma ação civil pública na Justiça para obrigar o município de Lagoa Seca a interditar toda a área de cultivo de hortifrutigranjeiros ao redor do açude “Luiz Leal”, cuja água, conforme atesta laudos a Superintendência da Administração do Meio Ambiente (Sudema), está contaminada.
A quase totalidade das frutas e verduras produzidas em Lagoa Seca é comercializada na central de abastecimento da Empasa de Campina Grande, o que reforça a tese segundo a qual as populações dessas duas cidades estão consumindo alimentos contaminados, como defendem os promotores de Justiça Bertrand de Araújo Asfora e Clístenes Bezerra de Holanda, autores da ação.
A contaminação do açude “Luiz Leal”, ainda de acordo com os laudos do órgão de fiscalização ambiental, é proveniente do escoamento para a bacia daquele reservatório de todos os resíduos sólidos e líquidos produzidos na zona urbana de Lagoa Seca, o que caracteriza a negligência do poder público local no que fiz respeito aos cuidados com a saúde pública.



Câmara do TJPB nega recurso e mantém condenação do Banco Santander Leasing
Acompanhando o entendimento do relator, desembargador Frederico Coutinho, os demais membros que integram a Quarta Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba, negaram provimento à Apelação Cível interposta pelo Santander Leasing S/A Arrendamento Mercantil, mantendo a decisão do juízo da comarca de Caiçara, que condenou a instituição financeira, na ação revisional e nulidade de contrato de financiamento, a devolver, em dobro, os valores pagos por Severino Félix Rosendo, referentes às tarifas de inserção de gravame e de cadastro, por serem de responsabilidade da empresa apelante.

Desembargador  do TJ-PB concede liminar ao Estado e paciente terá cirurgia pelo sistema SUS no prazo de 40 dias
O Estado da Paraíba deverá tomar as providências para que seja realizada a cirurgia pleiteada e indicada nos laudos médicos, no prazo de 40 dias, na rede pública, por profissional referenciado na especialidade e com equipe médica de comprovada experiência.
Esse foi o entendimento do desembargador José Ricardo Porto, ao deferir, parcialmente, pedido de liminar, em Agravo de Instrumento interposto pelo Estado, contra decisão do Juízo de Direito da 3ª Vara da Fazenda Pública da Capital, que havia julgado para que o Estado custeasse um procedimento cirúrgico em hospital particular, necessário ao tratamento, tendo em vista o paciente ser portador da doença de Parkinson.
O relator do processo observou que o promovente indica o Hospital da Unimed João Pessoa para a realização da intervenção, sob a alegação de que o Poder Público não tem uma Casa de Saúde pública credenciada para efetivar a operação.
Na petição alega também a alta complexidade do procedimento cirúrgico. Por outro lado, nas razões do Agravo, o recorrente argumenta que a intervenção solicitada não é emergencial e há disponibilização na rede pública através do SUS.
Reforça que a realização da operação, nos termos pleiteados, afronta o princípio da isonomia, vez que é público e notório que dezenas de doentes foram operados no Hospital da Restauração, em Recife.



Tribunal Regional Federal determina realização de concurso para hospital da UFCG
A Primeira Turma do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5) manteve a sentença da Justiça Federal da Paraíba, determinando que a Universidade Federal de Campina Grande  realize concurso público para a contratação de profissionais de saúde para o Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC).
No entanto, o HU tem autorização para utilizar servidores temporários até 2013. Até lá, seguindo a determinação do TRF-5, deverá ser providenciada a contratação de profissionais efetivos. O TRF-5 acolheu o parecer do Ministério Público Federal.
Devido ao déficit de servidores no quadro de funcionários do Hospital Universitário Alcides Carneiro, o MPF e Ministério Público do Trabalho (MPT) ajuizaram, em conjunto, uma ação civil pública requerendo a realização de concurso público para a contratação de servidores efetivos. A ação apontava que o número insuficiente de profissionais de saúde e a utilização de mão de obra temporária trazia graves consequências para a qualidade do serviço prestado à população.
A falta de pessoal chegou a levar ao cancelamento de cirurgias em crianças com problemas cardíacos graves. O pedido do Ministério Público foi acatado pela Justiça Federal, mas a União, responsável pela contratação de servidores públicos federais, recorreu ao TRF-5.



Agenda dos candidatos a prefeito de João Pessoa  nesta sexta-feira- 03-08

Zé Maranhão - PMDB
08h00 às 10h00 - Visita ao Shopping 4400 
11h00 às 12h00 – Entrevista de Zé Maranhão no Programa de Esportes da     Miramar FM
15h30 – Entrevista na TV Clube- Canal 10
18h00 – Caminhada no Conjunto Esplanada (Concentração na Praça)
Reunião com lideranças
SÁBADO
08h30 – Visita à Feira do Bairro dos Estados
15h00 – Caminhada no Bairro das Indústrias (Concentração próximo ao Posto de Combustível)
20h00 – Reunião com lideranças


Luciana Cartaxo – PT
7h adesivagem no sinal da Loja Esplanada
12h entrevista ao Correio Debate, na Rádio 98 FM
14h30 reunião com representantes dos quilombolas
18h Pacto da Juventude do PT para entrega de Carta Proposta com a Presença do secretário Nacional da Juventude PT
19h Caminhada no bairro Funcionários 2 - concentração em frente ao Fábio Autopeças.

Estela- PSB
6h – Adesivagem e panfletagem  no Viaduto Sonrisal, no Bairro José Américo
 18h30h – Caminhada no Bairro das Indústrias. Antigo Chuveirão, próximo ao Residencial Anayde Beiriz.  (final da Av. das Indústrias – entrada do bairro)


Cícero Lucena – PSDB
10h - Reunião com coordenação da campanha
12h45 - Entrevista a Rádio e TV Tambaú
17h - Caminhada 45 no Costa e Silva, comunidade do Taipa
19h - Reunião no Valentina I, comunidade Boa Esperança
19h30 - Reunião no Valentina II      
20h - Visita a Igreja Batista do Cristo - Rua Leonel Pinto de Abreu, 1565

 

 

Fonte: Edmilson Pereira

 

Indique um Amigo

Preencha o formulário abaixo e envie esse imóvel para um amigo

 

© Copyright 2009 - 2014 - PBHOJE - Todos os direitos reservados - Política de Privacidade
email: contato@pbhoje.com.br